7/12/2010

PARA QUE SERVE A FAUL?


Porventura espelhando o protagonismo cada vez mais preponderante das Comissões Políticas Concelhias, tenho sido frequentemente confrontado com esta pergunta, agora que está em curso uma campanha eleitoral para liderança da Federação. Importa assim tentar responder.
Porque o faço no âmbito da “blogosfera”, que exige necessariamente textos curtos, procurarei reflectir sobre este tema em dois textos separados, o presente, e outro daqui a dias.
Importa desde logo inferir que se ela é colocada, alguma coisa tem corrido menos bem no que respeita à influência política e protagonismo que deveriam caber à Federação do PS/Lisboa.
Em teoria, o quadro organizativo do PS foi pensado em termos de complementaridade das suas estruturas – secções, concelhias e federação – sendo que, estatutariamente, compete à Federação, a coordenação da actividade política em geral.
Este protagonismo das concelhias e correspondente visibilidade pública seria melhor potenciado, se derivasse de uma estratégia de âmbito regional, só possível com uma FAUL vocacionada para tal.
Terá sido precisamente por nunca se ter assumido uma estratégia regional para a área urbana de Lisboa que, em minha opinião, se encontra a razão de ser de esta pergunta surgir com frequência.
Podendo-se considerar que parte da resposta se encontre já reflectida nestas primeiras considerações, uma sua melhor compreensão passa por tentar-se responder a uma outra questão de âmbito mais geral, que é o de nos questionarmos no sentido de perceber para que servem os partidos políticos?
Só percebendo quais as funções atribuídas aos partidos políticos é que melhor poderemos compreender o papel das suas estruturas intermédias, nomeadamente no caso do PS, o papel das suas Federações e muito concretamente o papel da FAUL.
Será este o objecto do próximo texto.

1 comentário:

  1. Meu caro Miguel:

    Todos os Socialistas - com as necessárias excepções - lutam por causas.
    Objectivos.
    Quais são?
    Quais os grandes objectivos para a Área Metropolitana de Lisboa (AML)? Quais as etapas para os atingir? Precisamos ideias claras (bandeiras)para nos situarmos! Temos de dar sentido aos esforços que nos disponibilizamos a fazer. A AML necessita de um paradigma e de uma equipa e um lider que o represente.
    Abraço.
    Macieira Antunes.

    ResponderEliminar